free web hit counter

Ideias de negócios para abrir em uma cidade pequena

Quais são as melhores ideias de negócio para abrir em uma cidade pequena? 

Neste artigo você conhecerá opções para diversos públicos e investidores. Vamos mostrar alternativas que exigem pouco e alto capital para iniciar o negócio.

Além disso, mostraremos dicas para iniciar o empreendimento e até números sobre a realidade do mercado. 

Então, continue lendo artigo e descubra excelentes ideias para abrir uma empresa.

Vamos lá?

 8 Idéias de negócios para abrir em uma cidade pequena

1 – Mercado da alimentação 

O mercado de alimentação sempre está em alta, seja em época de crise ou quando a economia está aquecida. 

Você pode investir o seu capital em diversos nichos: pizzaria, creperia, lanchonete e restaurante. 

Além disso, você pode apostar em áreas mais segmentadas como comida japonesa e vegana. 

O hábito de comer fora de casa não deve sair da rotina dos brasileiros tão cedo. Para se ter uma ideia, 34% da população consome alimentos em restaurantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Os food trucks também são ótimas alternativas para quem pretende entrar no mercado de alimentos. 

Você pode encontrar um lugar em sua região para comercializar os produtos ou vendê-los em eventos da cidade. 

Portanto, procure descobrir quais são as suas habilidades na cozinha. 

Experimente as suas invenções e peça opiniões de outras pessoas sobre os seus pratos. Depois, basta abrir o seu estabelecimento para ver a sua renda aumentar. 

2 – “Faz tudo” 

Outra opção interessante de negócio é para aquelas pessoas que têm facilidade para consertar eletrodomésticos ou eletrônicos. 

É cada dia mais difícil encontrar um profissional que tem habilidade para descobrir o defeito de uma geladeira ou os motivos pelos quais o aparelho móvel parou de funcionar. 

Então, essa é sua oportunidade para criar algo diferente. Em diversas regiões do país, a profissão é conhecida como “Marido de aluguel” ou “faz tudo”. Não importa a nomenclatura. O mais importante é oferecer um serviço de qualidade para o seu cliente. 

O lado positivo desse investimento é que não é necessário ter muito capital para iniciar o seu negócio. Uma pequena loja ou até a vaga da sua garagem podem servir como espaço para o seu empreendimento. 

3 – Professor particular 

Se você conhece muitas regras da língua portuguesa, da matemática ou de qualquer outra disciplina importante, pode dar aulas particulares em sua região. 

O curso pode ser preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou servir como reforço escolar para aqueles alunos que têm dificuldade de aprendizado. 

Você pode dar aulas em sua própria casa. Separe um espaço que não é usado com tanta frequência em seu imóvel. Coloque uma mesa bonita e prepare o ambiente para receber os alunos. Um lugar organizado impacta diretamente no desempenho do estudante. 

Uma forma interessante de divulgar o seu serviço é nas redes sociais. Faça também panfletos para distribuir aos pais na porta de escolas. 

Para aumentar seu faturamento, você pode expandir os serviços. 

Muitos idosos, por exemplo, querem aprender a usar o celular, a internet e os diversos aplicativos do aparelho. 

Aproveite as suas habilidades digitais e ensine a terceira idade a entrar no mundo da internet. 

4 – Negócios digitais 

Você pode compartilhar o seu conhecimento também na internet. No mercado, existem os produtos digitais, que são denominados de infoprodutos. Geralmente eles são encontrados da seguinte forma. 

  • E-books;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Apps;
  • Sites de membros.

A maioria dos conteúdos são educacionais e os mais vendidos são os cursos online. 

Você pode aproveitar a sua popularidade e vender o seu material não só para a sua cidade, mas também para as cidades vizinhas. 

Não é necessário ter conhecimento técnico para produzir, por exemplo, um curso. 

Algumas plataformas são bem intuitivas. 

Um dos segredos para aumentar a sua lucratividade é investindo em mídia paga, como o Facebook Ads, Google Ads e outras diversas opções.

No site do Alex Vargas, um dos nomes mais respeitados do Marketing Digital, você encontra um passo-a-passo para anunciar no Facebook que vai facilitar o seu aprendizado. 

Por meio dessa ferramenta, você pode segmentar o seu público por região. Assim, terá um resultado incrível. 

5 – Loja de roupas 

As lojas de roupas não são comuns em cidades pequenas. Sendo assim, use o seu capital para abrir um empreendimento com peças de ótima qualidade. Na prática, você substituirá grandes marcas para aquelas pessoas que precisam renovar o seu guarda – roupa. 

No vestuário, você tem a opção de atingir vários tipos de público: bebês, crianças, adultos, adultos, idosos e plus size. Portanto, busque a versatilidade e mantenha o seu foco nas tendências de mercado. 

A união desses ingredientes, provavelmente, aumentará o seu faturamento. 

6 – Costura 

O mercado da moda traz outra opção para quem gosta desse segmento: costura e customização. Os empreendedores não precisam ter muitas habilidades sobre o assunto. 

Na internet, existem diversos cursos gratuitos que ensinam os segredos desde a teoria até a prática. 

A dica é aperfeiçoar o seu conhecimento com as peças de roupa que já tem em casa. Peça também alguns modelos de suas amigos e execute o seu trabalho. Depois, solicite uma avaliação para descobrir se está preparado a encarar os materiais de outras clientes. 

7 – Creches 

As matrículas em creche aumentam a cada ano. Esse tipo de estabelecimento é complexo, pois é necessário licenciamento e um ambiente para colocar as crianças em um local seguro. 

É fundamental deixar claro que é importante analisar a concorrência. Se existir outra creche em seu bairro, estude a sua estrutura, verifique os seus pontos positivos e negativos. 

Dessa forma, você conseguirá abrir um negócio inovador em sua cidade. 

8 – Mercado de animais 

A paixão por animais impulsionou o mercado para pets. 

Para se ter uma ideia, a procura por creches e serviços de babás para animais cresceu nos últimos tempos. Essa é uma ótima opção para você que não tem muito capital para investir em um negócio neste momento. 

O segredo é dar carinho e atenção para os bichinhos. 

Na internet, você pode se cadastrar para oferecer o seu trabalho. O sistema é bem semelhante ao do Uber, mas o foco é para gatos e cachorros. 

Durante o questionário, preencha o campo se você está disponível para passeio ou somente para cuidar dos bichos em sua casa. 

O período de natal e ano novo é uma excelente oportunidade para lucrar nesse mercado, pois muita gente viaja e não tem pessoas de confiança para deixar os seus animais. 

Várias ideias de negócios para abrir em uma cidade pequena exigem pouco conhecimento e investimento financeiro. 

No entanto, para ter sucesso mais rápido, escolha um bom local, divulgue o seu empreendimento e atenda os seus clientes com eficiência. Sem dúvidas, essas dicas garantem boa lucratividade para a sua marca. 

Você vai gostar:   Google Acadêmico - O que é, como usar, como pesquisar livros?

Tags:

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *