free web hit counter

Hoje em dia, a presença online é vital para qualquer empresa e, por esse motivo, os sites institucionais se tornam cada vez mais importantes. 

Mesmo para lojas físicas que não realizam e-commerce, ter um site institucional é necessário para que elas sejam encontradas na internet. Afinal, os consumidores estão online, realizando pesquisas e procurando por empresas. 

Criar um site não é especialmente difícil com as muitas ferramentas de criação de sites disponíveis. Qualquer que seja o software que você escolher, existem algumas dicas sobre o que não pode faltar em sites institucionais. 

Essas dicas vão ajudar você a dar os primeiros passos no planejamento de criação do seu site, ou mostrar o que você deve inserir ou melhor para que ele tenha um melhor desempenho. 

Quer saber quais são essas dicas? 

Continue a leitura e descubra o que seu site institucional precisa ter!

sites institucionais

Dicas para criar um site institucional

Não importa o tamanho do seu negócio, ao aplicar as dicas a seguir, você poderá ter um site eficaz. 

1. Torne se site responsivo para dispositivos móveis 

Está se tornando cada vez mais comum que usuários façam compras usando seus telefones celulares. Mesmo quando estão em lojas de varejo para comparar preços e ver análises de produtos, os consumidores estão utilizando seus smartphones. 

Portanto, é fundamental que o seu site institucional seja responsivo para dispositivos móveis. Ou seja, ele precisa adaptar-se a diferentes tamanhos de tela, seja de PC, smartphone, tablet e assim por diante.

Se você planeja executar um site de comércio eletrônico de sucesso, ou qualquer outro site, é absolutamente necessário atender aos usuários móveis. Este também é um importante parâmetro SEO.

2. Facilite a localização

Você precisa ter um nome de domínio que descreva o seu negócio ou seja o nome da sua empresa. 

Você pode até ter vários domínios que apontam para o site. Porém, é importante que todos sejam fáceis de serem lembrados e digitados. 

3. Coloque suas informações de contato

Se seu negócio depende de que as pessoas possam entrar em contato com você ou ligar para sua equipe de vendas. Portanto, coloque essas informações onde elas possam encontrá-las facilmente.

Suas informações de contato devem estar visíveis, de preferência no topo da página inicial, para que os visitantes não precisem pesquisar um número de telefone ou endereço se quiserem entrar em contato com a empresa.

Se você usa a mídia social para se conectar com os clientes, certifique-se de colocar links no cabeçalho ou rodapé, onde eles são facilmente encontrados.

4. Facilite a navegação

É importante limitar o menu de navegação de nível superior a cinco guias claramente rotuladas com páginas relacionadas organizadas sob elas.

Você também deve ter uma maneira clara de voltar à página inicial, independentemente de onde seus leitores chegarem. Muitas vezes, uma pesquisa pode levar o leitor a uma página diferente da página inicial.

Oferecer uma ótima experiência do usuário é muito importante em qualquer tipo de site. 

5. Mantenha suas páginas organizadas

Os leitores precisam ser capazes de colocar as informações em contexto. Se um site tiver muitas informações, ele sobrecarrega a mente, tornando-a incapaz de reter as novas informações. Certifique-se de usar um equilíbrio de texto e gráficos que apresentem uma página limpa.

Uma maneira de mantê-lo simples é cortar os widgets sociais, como um feed do Twitter em seu site. Pergunte a si mesmo se está adicionando informações importantes para o seu leitor. Se o conteúdo do widget não for compatível com o propósito da página, remova-o.

6. Respeite a necessidade de velocidade

As pessoas que costumam navegar na internet querem acessar páginas que possuem uma boa velocidade de carregamento. 

Se você acessa um site que demora muito para carregar, provavelmente terá uma imagem negativa sobre ele. É por esse motivo que é necessária certificar-se de que o seu site institucional tem uma boa velocidade de carregamento. 

Se não fizer isso, os visitantes do seu site poderão abandoná-lo antes mesmo de ver qualquer informação e acessar o do seu concorrente. 

Portanto, certifique-se de que seu site funcione sem problemas, mantendo o software atualizado, otimizando vídeos e imagens para downloads mais rápidos e usando um host de site que pode lidar com suas demandas de largura de banda.

7. Mantenha seu design simples

Limite o uso de fontes, cores e gifs animados, que podem distrair e desviar os olhos do foco da página da web. Parágrafos curtos e marcadores também tornam as informações mais digitalizáveis ​​e com probabilidade de serem lidas.

Quando mais simples e organizado for o design, maiores serão as chances dos visitantes encontrarem rapidamente as informações que precisam. 

Conclusão

Em nossa sociedade cada vez mais digital, seu site é o aspecto mais visível do seu negócio. É o portal para os corações e mentes de seus clientes e clientes em potencial. 

Cabe a você tornar esse portal o mais limpo e atraente possível. A boa notícia é que nunca foi tão fácil construir um site de negócios profissional e eficaz – um que gera conversões e parece bom fazendo isso.

Considere as dicas acima e tome medidas onde puder. Com apenas um pouco de esforços – de tempo e dinheiro -, seu site pode ir de “sem graça” e esquecível para elegante e lucrativo. 

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *