free web hit counter

Dentre as muitas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas, uma das mais famosas de todas, por conta dos seus excelentes resultados na conquista e conversão de clientes, é o email marketing.

Você já ouviu falar sobre ele?

Apesar de hoje ser incontestavelmente uma forma de fazer marketing digital de alta performance, algumas pessoas já consideraram o email marketing a alguns anos como uma “estratégia morta”, ou seja, sem efetividade.

Isso se devia a forma como empreendedores digitais utilizavam-na, o que ocorria de forma bastante errada, acabando por gerar poucos retornos efetivos.

Um dos maiores erros, com certeza, era a compra de listas de e-mails, o que fazia com que a maior parte das mensagens enviadas acabassem na caixa de SPAM, visto que os usuários não haviam permitido o envio das mesmas para eles.

À medida que esses equívocos foram sendo percebidos pelos especialistas em marketing digital, eles puderam ser corrigidos, levando ao uso do email como uma excelente forma de comunicação com os leads ser novamente buscada.

Essa “revitalização” no email marketing também se deveu muito pela oportunidade percebida pelos empreendedores, pois, atualmente, quase 4 bilhões de usuários possuem um endereço de e-mail.

Além disso, mais de 150 milhões de mensagens são enviadas pelos correios eletrônicos, o que mostra a importância desse tipo de ferramenta na comunicação mundial entre as pessoas.

Dito tudo isso, deu para entender o quão relevante é o email marketing para um bom marketing digital e, consequentemente, o aumento da conversão de clientes e de vendas, não é?

Sendo assim, esse artigo tem o intuito de mostrar tudo sobre essa importante estratégia que você pode utilizar, criando campanhas eficazes e alcançando um maior sucesso com o seu negócio.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Email marketing – Tudo o que você precisa saber sobre essa importante estratégia do Marketing Digital

o que é email marketing

O que é email marketing?

Agora que você já teve uma boa introdução falando sobre o email marketing, é hora de realmente compreender o que ele é, visto que muitos ainda não o conhecem de verdade.

O email marketing pode ser descrito como uma estratégia de marketing digital que se baseia na comunicação realizada, entre a empresa e seus leads (ou clientes), através do uso de mensagens de email.

Para que essa estratégia possa ser realizada, é preciso que haja uma lista de contatos para a qual serão disparados os e-mails, através de ferramentas de automação específicas (que você conhecerá mais adiante).

Essa lista de contato pode ser criada através do uso das páginas de capturas em blogs ou sites, em que se faz a troca do endereço de email do usuário por alguma isca digital, como é o caso dos E-Books gratuitos.

Seja como for, o fato é que as mensagens personalizadas, de acordo com o usuário específico que irá recebe-las, auxilia a tornar mais fácil a identificação do mesmo com elas e, assim, começar uma relação entre ambas as partes.

Se você acredita que nunca foi alvo dessa importante estratégia, então responda a essa pergunta: alguma vez, no seu email, já surgiram mensagens de ofertas, promoções e newsletter de sites em que você forneceu seu endereço eletrônico?

Se a resposta é sim, então você já foi sim um potencial cliente de alguma empresa, que tentou, por meio dessas mensagens, convertê-lo em um consumidor efetivo.

Dito isso, é hora de passar para a próxima parte desse artigo, que é conhecer quais são os principais tipos de email marketing, pois ao contrário do que a maior parte acredita, essa estratégia não resume-se a um único tipo.

Compreendendo cada um deles, você poderá identificar qual aquele mais adequado para a campanha que deseja fazer em um determinado momento.

Portanto, não deixe continuar lendo o assunto no próximo tópico!

tipos de email marketing

Tipos de email marketing

Entender os tipos de email marketing que podem ser enviados por você é de suma importância para que suas campanhas possam ser criadas da melhor forma possível e serem realmente eficazes nos resultados obtidos.

Sendo assim, acompanhe abaixo quais são os diferentes tipos de e-mails que você pode enviar utilizando essa essencial estratégia de email marketing.

Newsletter

Um dos tipos de email marketing mais conhecidos é a newsletter, muito utilizada por empresas, como uma forma de estar, constantemente, atualizando seus leads.

Desse modo, é comum o envio de mensagens com os novos posts que saíram no blog delas, notícias referentes à empresa, entre outros.

De uma forma geral, as newsletters precisam ser bem criadas, principalmente quanto à sua atratividade, para garantir que os usuários irão interessar-se por abri-las.

Promocional

Esse é um tipo de email voltado para promover qualquer coisa relacionada com a sua empresa, como a venda de produtos em promoção (o que é o mais comum), mas também eventos que irão ser realizados, infoprodutos, e muito mais.

Com esse tipo de email marketing, que deve ser enviado de forma segmentada de acordo com a etapa do funil em que está o lead, você aumenta as chances de que o usuário abra, ao recebe-lo, e realize a ação esperada.

Sazonal

Outro tipo de e-mail bastante utilizado nesse tipo de estratégia é o sazonal, ou seja, aquele enviado aos leads em datas específicas (e importantes).

É o caso das mensagens de felicitações de Natal, de Ano Novo e de aniversário, muito utilizadas para fazer com que o lead sinta-se lembrado e especial para sua empresa.

Enviar esse tipo de email ajuda bastante a aproximar o lead com a sua marca, aumentando suas chances de conversões.

por que utilizar o email marketing

Por que utilizar email marketing?

Visto quais são os principais tipos de email marketing que sua empresa pode enviar aos leads, é hora de partir para a próxima etapa do conhecimento sobre essa estratégia.

Por que utilizar o email marketing? O que faz com ele seja tão importante em uma época em que o uso das redes sociais, como ferramentas de marketing digital, está tão em alta?

Para explicar melhor a você, irei mostrar alguns motivos para se utilizar o e-mail como uma forma de comunicação com seus leads.

Ele possui um alcance que pode ser facilmente previsível

Diferentemente da utilização de outras estratégias de marketing digital, como é o caso do uso das redes sociais, com o email marketing você pode prever qual será o alcance da sua mensagem (ou seja, quantos usuários irão recebe-la).

Se você definir que irá enviar e-mails para 50 dos seus contatos, então terá a certeza de que os 50 o receberão.

Já quando você faz uma postagem no Instagram, por exemplo, não dá para prever quantas pessoas irão visualizá-las, pois tudo dependerá dos algoritmos que definirão para quantos usuários ela será exibida.

Ele possui um retorno financeiro bastante alto comparado com outras formas de marketing digital

Diferentemente de outras estratégias de marketing digital, para fazer uma campanha de email marketing é preciso apenas ter um domínio pago, uma boa ferramenta de email marketing e alguém que a execute corretamente.

Com esses três elementos, você pode alcançar um bom número de leads com as suas mensagens e, desse modo, aumentar suas chances de vendas e lucratividade, investindo quase nada.

No caso das ferramentas de automação de e-mails, existem aquelas que são gratuitas e mesmo as pagas envolvem um investimento baixíssimo, em comparação com os altos retornos financeiros que ela trará.

Ele proporciona a possibilidade de se alcançar um grande número de pessoas

Como foi dito no início desse artigo, já há quase 4 bilhões de pessoas, em todo o mundo, que possuem um endereço de email ativo, muito mais do que qualquer rede social tem de usuário (a mais popular, o Facebook, tem “apenas” 2 bilhões).

Para que uma pessoa possa fazer algo, hoje, no mundo digital, é preciso ter um email, desde para criar uma conta em uma rede social até um cadastro em uma plataforma de streaming de música ou de vídeo.

Desse modo, como eles fazem parte da vida dos usuários da internet, é muito mais fácil alcança-los, visto que a maioria dessas pessoas visualiza, diariamente, sua caixa de entrada.

qual o papel do email marketing

Qual o papel do email marketing?

Acima, você pôde conhecer quais são os motivos para se utilizar o email marketing, mostrando o quão importante ele é para qualquer planejamento de marketing digital de sucesso.

Agora é hora de entender qual o papel dessa estratégia dentro do marketing digital, entendendo como ele pode auxiliar seu negócio a crescer.

Engajamento de leads

Essa estratégia é muito utilizada, dentro do marketing digital, para manter um engajamento de leads através do constante envio de mensagens, criando uma relação com os mesmos.

Quanto mais mensagens você manda para eles, fazendo constante a presença da sua empresa na vida deles através desse canal digital, maiores são as chances de eles lembrarem-se dela e venham a, com o tempo, engajar-se cada vez mais.

Nutrição dos leads

Se você não nutre os seus leads, dificilmente conseguirá fazer com que eles deixem de ser potenciais clientes para tornarem-se clientes efetivos.

Desse modo, é de suma importância o envio de mensagens para eles (nutrição) de forma a conseguir “educa-los” em relação à sua empresa, fazendo com que ele venha a conhecer mais sobre ela e como pode ajudá-los.

Assim, é crucial que o envio de mensagens personalizadas seja realizado para atender cada lead de acordo com o perfil dele e o ponto do funil em que o mesmo se encontra.

É importante para que você possa vender

Se você procura um canal de vendas efetivo para sua empresa, então saiba que o email marketing é considerado como um dos melhores que existe.

Por meio dele, é possível que você faça o envio de promoções, ofertas e descontos para seus leads, mostrando como sua empresa oferece as melhores oportunidades, de produtos e serviços, para eles.

Através do e-mail, você pode estimular seu lead a tornar-se cliente por meio de uma compra com um único clique, direcionando-o para sua página de vendas ou realizando-a dentro da própria mensagem eletrônica.

Sendo assim, você não pode deixar de utilizar o email marketing para vender mais!

como começar com o email marketing

Como começar com o email marketing?

Começar com o email marketing, ao contrário do que você possa pensar, é muito mais fácil do que se imagina e exige apenas alguns passos que podem ser realizados facilmente.

O primeiro é escolher uma ferramenta de email marketing de qualidade, pois através dela será possível fazer o disparo de e-mails em massa de modo automático.

Mais à frente, você verá algumas dicas de quais são as principais ferramentas para utilizar e conseguir êxito em sua estratégia (portanto, não deixe de acompanhar o texto até o final!).

Escolhida a ferramenta, o próximo passo é criar a mensagem ou o e-mail que será enviado, e um dos pontos mais cruciais é a escolha de um bom template.

Algumas ferramentas já possuem templates prontos que você pode utilizar ou ainda é possível criar, do zero, o seu se assim o desejar.

A parte mais essencial é que o template seja responsivo, o que significa que ele irá ser bem visualizado em qualquer dispositivo, como notebooks, tablets e smartphones.

Um template básico e simples, que permita que você adicione imagens e textos, é ideal para conseguir alcançar bem seu lead e atrai-lo para visualizá-lo.

É muito importante, além disso, que ao final de toda mensagem você possua uma call-to-action, que irá induzir o leitor a realizar alguma ação esperada, como baixar um E-Book ou realizar uma compra.

Até aqui, você viu dois passos importantes para começar com o email marketing: escolher uma boa ferramenta de disparo de e-mails e um template ideal.

Entretanto, há outros fatores a levar em consideração ao criar sua estratégia de email marketing, e que serão visualizadas a seguir, que são a frequência do envio de e-mails e como construir uma lista de contatos “quente”.

Inclusive, clicando no link abaixo você encontra as melhores dica e segredos para obter muito lucro com essas técnicas. Separei especialmente pra você, é só clicar no link abaixo.

frequencia de envio dos emails

Frequência de envio dos e-mails

Uma parte importância de enviar e-mails na sua estratégia de email marketing é entender qual deve ser a frequência de envios.

Segundo pesquisas recentes, quando o envio de e-mails é feito de forma excessiva, é normal que os leads cancelem o cadastro para recebe-los ou os marque como SPAM.

Quando o envio é feito de maneira rara, ou seja, “uma vez perdida”, ele também não é capaz de gerar interesse nos leads.

Desse modo, é de suma importância que você encontre a frequência ideal do envio de e-mails para que sua estratégia seja a mais eficaz possível.

Não há uma fórmula mágica de quantos e-mails devem ser enviados por semana, mês ou ano, pois tudo dependerá do seu público-alvo.

Assim, é preciso estudar bastante para conhecer qual é a melhor frequência para enviar e-mails, que passa por:

  • Conversar com seus leads (assinantes) por meio de enquetes ou pesquisas de opinião a respeito desse assunto
  • Estar atento às taxas de cancelamentos de recebimento dos e-mails
  • Atentar-se para os dias e os horários que seus assinantes mais costumam abrir os e-mails que você envia

Por meio do estudo de todos esses fatores, será possível chegar ao “número mágico” da quantidade de e-mails a serem enviados para eles e o período ideal.

Como construir uma lista de e-mails?

Agora é o momento de ver o último fator de eficácia para começar com email marketing, que é como construir uma lista de e-mails “quente” ou de qualidade.

A primeira dica é fazer a captura dos e-mails por meio de landing pages em seu site ou blog, de modo a “trocar” o endereço dos usuários por alguma isca digital.

Depois de captados os e-mails, você precisa segmenta-los, de modo que as mensagens enviadas a cada um deles seja a mais personalizada possível, o que irá aumentar as chances de engajamento.

Entre os fatores que podem ser levados em consideração para segmentar a sua lista de contatos estão a idade, a ocupação e a localização do assinante.

Além disso tudo, você precisa não só conquistar novos contatos, mas também manter aqueles que já fazem parte da sua lista por meio de campanhas corretas de email marketing.

dicas para fazer emails de alta performance

Dicas para fazer e-mails de alta performance

Com tudo o que você viu quanto à frequência do disparo ou envio dos e-mails em massa, é hora de aprender outra etapa importante do email marketing: como escrever e-mails de alta performance?

Para isso, há algumas dicas incríveis que você deve levar em consideração na hora de escrever seus e-mails:

  • Use a linguagem certa para falar com seu público: entender qual a persona dos seus e-mails é essencial para descobrir qual a linguagem certa para falar com seu público, sabendo que expressões ou gírias podem ser utilizadas e aquelas que devem ser evitadas
  • Use um texto curto: nada de escrever textos longos nos seus e-mails, pois corre-se o risco de perder a atenção dos seus leads e, junto com ela, a chance de alcançar uma conversão. Assim, deixe seu texto o mais curto e objetivo possível, indo sempre direto ao ponto
  • Promova bons conteúdos: de nada adianta enviar e-mails na frequência certa para seus leads se o conteúdo presente neles não é de qualidade e serve apenas para “encher linguiça”. Assim, se você deseja realmente alcançar um bom engajamento e conseguir conversões reais com sua estratégia de email marketing, promova bons conteúdos aos seus assinantes
  • as melhores plataformas de emails

As melhores plataformas para fazer seus e-mails

É chegada a última parte desse artigo completo sobre email marketing e é de suma importância que você fique atento nela, pois aqui serão mostradas quais as melhores ferramentas/plataformas para criar suas campanhas de e-mails.

Confira abaixo quais são elas:

  • Leadlovers: é necessário dar foco a essa plataforma de email marketing que se tornou a queridinha dos empreendedores, pois é muito mais que um serviço de e-mail, é uma máquina de vendas!

Os principais benefícios que observei nessa plataforma foram:

  1. Automação de e-mails
  2. Construtor de páginas
  3. Facebook Lead Ads
  4. Lead Scoring
  5. Encurtador de URL
  6. Contador de Escassez
  7. Área de Membros
  8. Suporte via Chat
  9. E outras mais!

A plataforma lida muito bem com automação de emails, o sistema é super intuitivo e fácil de usar. Mesmo os usuários mais leigos vão ter facilidade.

Para conhecer a Leadlovers é só clicar no link abaixo e ver como é fácil e eficaz.

Clique aqui e conheça

  • Mailchimp: é uma das plataformas mais famosas de email marketing, assim como também uma das mais completas que existe. Dentro dessa ferramenta, você encontrará as mais diversas funcionalidades, o que auxiliará a criar os melhores e-mails para suas campanhas. O que é melhor ainda é que é possível ter uma conta gratuita no Mailchimp
  • Nitronews: outra excelente plataforma para o envio de e-mails, tendo sido uma das primeiras lançadas no mercado. Além de ser fácil de usar e ter muita eficiência, ela ainda é totalmente gratuita para usuários aqui no Brasil
  • RD Station: essa é outra das consideradas como uma das melhores ferramentas para email marketing, contendo modelos de e-mail, recursos para aumentar a captura e segmentação de contatos, e muito mais
  • Kinghost: a última ferramenta para envio de email marketing é a Kinghost, uma plataforma completa em que é possível criar campanhas, segmentar listas de contatos e ter uma análise completa sobre os disparos de e-mails, podendo verificar qual a performance deles

Conclusão

Como você viu, o email marketing é uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade, sendo bastante utilizada com a finalidade de trazer maior comunicação e engajamento de leads.

E para finalizar, separei o melhor e-book da internet que ensina sobre como obter sucesso e ter muito lucro com essas técnicas citadas. É só clicar no link abaixo. É totalmente gratuito!

EBOOK GRÁTIS - RESULTADOS COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Neste texto, você pôde conhece tudo sobre essa importante estratégia, desde o que ela é até quais as melhores plataformas para criar suas campanhas de envio de e-mails.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o email marketing?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Tags: | |

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *