free web hit counter

Não é por acaso que existe o ditado “tempo é dinheiro”. Cada vez mais, o tempo tem se tornado um recurso extremamente valioso. É por isso que otimizar seu tempo é tão importante para quem busca o sucesso.

De uma forma geral, as pessoas vivem reclamando da falta de tempo. No entanto, a verdade é uma só: todos temos as mesmas 24 horas no dia. A grande pergunta que surge é “como fazer essas 24 horas render”?

Por mais simples que possa ser, a maioria das pessoas parece não ter encontrado a resposta para essa pergunta ainda. É o seu caso? Então hoje no blog Empreenda Digitalmente vamos falar de 5 estratégias de sucesso para otimizar seu tempo!

Como fazer o tempo render?

Não há mágica ou segredo. Para utilizar o tempo da melhora forma possível precisamos de organização e planejamento. Organizando e distribuindo adequadamente as atividades ao longo do dia é que faremos as tais 24 horas render.

Conhecer um pouco sobre gestão do tempo e aplicar algumas técnicas de organização pessoal ajudam muito quando se pensa em otimização do tempo. Além disso, há algumas ferramentas disponíveis no mercado que podem facilitar esse processo também.

Como otimizar seu tempo 5 estratégias de sucesso

Como otimizar seu tempo:

  1. Gestão do tempo
  2. Períodos produtivos
  3. Método de organização
  4. Pausas necessárias
  5. Motivação e recompensas

Gestão do tempo

Gestão do tempo

Gerir nosso tempo nada mais é que ter um olhar profissional para si mesmo. Nós somos nossos próprios chefes e temos que administrar nosso recurso mais importante: o tempo.

Não costuma ser produtivo ir realizando as tarefas diárias à medida que elas forem surgindo na cabeça. Até porque, o cérebro é muito criativo e se distrai facilmente.

Precisamos dar foco às atividades que temos que cumprir. Definir o que é importante, o que é urgente, o que é rápido e fácil, o que é complexo ou trabalhoso. É fundamental utilizar um critério para ordenar o que será feito ao longo do dia.

Períodos produtivos

Períodos produtivos

Aquela história de relógio biológico não é besteira. Cada pessoa tem sim um metabolismo e um funcionamento diferente das outras. Precisamos identificar quais são nossos períodos produtivos.

Se você é do tipo que acorda com o gás todo, deixe a manhã para atividades mais complexas e que exijam muito trabalho intelectual. Quando estiver cansado, procure realizar as tarefas que necessitam de menor concentração.

Ao contrário, se você se sente mais ativo no fim do dia, aproveite esse período para atividades que te consomem mais energia. Comece o dia devagar, com tarefas mais braçais e menos intelectuais.

Método de organização

Método de organização

Há diversos métodos de organização do tempo disponíveis. Cada um precisa perceber qual deles funciona melhor para si – e utilizá-lo!

Há pessoas que gostam de fazer listas. Há outras que adoram ter pequenos lembretes colados na tela do computador. Há aquelas que preferem usar um aplicativo de agenda no celular. E há pessoas que não vivem sem uma agenda ou um planner.

De fato, pouco importa qual o método de organização utilizado. O que é fundamental é escolher o que melhor funciona para ti e deixar que essa organização otimize o seu tempo. Não adianta nada ter uma agenda em branco. Compre um planner (https://somelhora.com.br/2019/02/15/planner-masculino/) e use-o todos os dias!

Pausas necessárias

Pausas necessárias

Vários estudiosos já comprovaram a necessidade de termos pausas ao longo do dia. Ninguém consegue ser produtivo trabalhando sem parar. As pausas são positivas e só com elas podemos render por períodos mais longos.

Há abordagens fechadas, como o famoso Método Pomodoro, que define um período de tempo para trabalho e um, menor, para descanso. Mas não precisamos ser tão rigorosos.

Cada um pode avaliar qual o tamanho do seu ciclo produtivo e intercalar pausas entre eles. Uma parada para um café ou chá, uma atividade física, um momento de descontração. Pausas não são perda de tempo, são essenciais para manter a produtividade.

Motivação e recompensas

Motivação e recompensas

Ninguém consegue se manter ativo e produtivo sem ter uma motivação atrelada à tarefa desempenhada. É importante lembrar-se constantemente que a otimização do tempo é um benefício pessoal, fundamental para a qualidade de vida.

O que funciona para muitas pessoas é ter uma estratégia de recompensas. Após realizar uma atividade importante, complexa e muito desgastante, é válido se dar um pequeno prêmio.

Pode ser assistir alguns capítulos da sua séria preferida à noite, um chocolate fora de hora ou alguns minutos se distraindo nas redes sociais. Não precisa ser nada grandioso, desde que seja bom o suficiente para se sentir recompensado pelo esforço que teve.

Seguindo essas estratégias, o sucesso na otimização do seu tempo é certo! Porque, de fato, não nos falta tempo. O que nos falta é organizá-lo melhor!

Talita Rodrigues Nunes, 38 anos, criadora do blog Só Melhora (somelhora.com.br) onde escreve muito sobre planner, organização e suas reflexões sobre por que acredita que a vida “só melhora”!

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Ter foco é muito importante! A organização pega bastante neste quesito. Falei estes dias sobre isso no blog e estudou ajudando mais a se organizar e ganhar tempo!

  2. Ter um metodo de organização realmente ajuda a otimizar o tempo! Otimas dicas..