free web hit counter
Receba as melhores DICAS sobre AFILIADOS, SEO, e Empreendimentos Digitais!

Receba as melhores DICAS sobre AFILIADOS, SEO, e Empreendimentos Digitais!

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como FAZER e OTIMIZAR as imagens no WordPress

Como FAZER e OTIMIZAR imagens WordPress

Eai pessoal tudo bem? São inúmeras as postagens nos grupos do facebook falando sobre criação de imagens, como conseguir, otimização, e tamanhos de imagens para o WordPress, Então resolvi fazer um tutorial de tudo que sei sobre o assunto para ajudar a galera. Caso goste dele, você pode ajudar o blog compartilhando no facebook, o que vai ajudar nos sinais sociais do blog, deixando este autor muito feliz,mas vamos la:

Criação, Otimização e SEO para imagens e fotos WordPress

Neste artigo você vai ler sobre:

  1. Onde conseguir as imagens de forma gratuita.
  2. Quais os melhores softwares para edição.
  3. Como adequar as imagens para o seu tema WordPress.
  4. Os plugins que uso para imagens no WordPress.
  5. SUPER BÔNUS – Dicas de como fazer imagens para marketing Digital e SEO.

1 – Conseguindo imagens de graça

A melhor forma de voce conseguir imagens gratuitas para o seu WordPress é através de sites de portfólio, onde fotógrafos e artistas gráficos disponibilizam gratuitamente imagens para o uso.

Conheça o MELHOR TEMA SEO PARA AFILIADOS DA ATUALIDADE

Os que mais gosto são:

Pixabay – O Pixabay é o melhor site para conseguir fotografias, USO TODO DIA. Tem imagens em alta qualidade (algumas com 4000px), se você quer fotos grátis esse site é o melhor!

pixabay site para baixar imagens e fotos


Freepik – O Freepik também possui uma grande gama de fotos, mais o FORTE da plataforma são os vetores e artes, muitas vezes eu crio logotipos e artes customizadas me baseando no que encontro la.

Obs: O logotipo e arte visual do site foram baseados em conteúdo tirado de la.

freepik baixar fotos e vetores para o wordpress


2 – Softwares de edição de imagens e fotos

Nota: Eu sou Designer gráfico por profissão, e até pouco tempo exercia, então vou indicar o que acho que supri todas as necessidades de quem esta no marketing digital.

CorelDraw (Uso sempre) – O Corel é um software amplamente usado por designers por ser capaz de fazer quase qualquer modificação ou criação de imagem, SIM É UM SOFTWARE PROFISSIONAL, mas se você não quer ficar pagando para os outros criarem logotipos e coisas do gênero para você, vale a pena dar uma estudada, com algumas horas você consegue se virar tranquilamente, existem vídeos gratuitos no Youtube ensinando a usar.

Se acaso preferir, o curso de Corel do Atílio Pereira é focado em marketing digital, de uma olhada clicando aqui.

coreldraw editor de imagens e vetor para wordpress


Photoshop -O famoso Photoshop é muito usado por diversos profissionais em diversas áreas, mas para lidar com marketing digital ele é incompleto.

Para lidar com fotografias ele com certeza é o melhor software disponível, o problema é que ele trabalha apenas com fotos em pixels e não com vetores (Explicação de diferença aqui), e não serve para trabalhar com logos e desenhos.

Existe conteúdo gratuito no Youtube, mais se preferir um curso, um excelente custo beneficio é o do Roberto Gazola – Clique aqui e saiba mais.

photoshop editor de imagens e fotos para wordpress


3 – Adequando as imagens ao seu tema WordPress

O formato mais leve usado na WEB é o PNG, pois é leve e usa o padrão de cores RGB. Existe também o WebP, uma versão mais leve que o PNG, é um pouco mais complicado trabalhar com WebP, existem alguns softwares e plugins pagos que fazem essa conversão (PNG = WebP).

Eu não vi grandes diferenças entre o PNG e o WebP, então continuo usando o PNG. Quem sabe no futuro se torne algo que interfira no SEO, afinal o WebP é criado pelo Google, mais por enquanto o PNG funciona bem.

definir tamanho imagem wordpress

Para fazer isso você vai precisar saber o tamanho ideal das imagens no seu tema, pesquisando no Google:

”nome do seu tema” + Documentation ou documentação.

Voce vai encontrar uma pagina com todas as informações que você vai precisar.

Caso você não consiga essas informações, tenha em mente o seguinte:

TAMANHO DA IMAGEM + QUALIDADE DA IMAGEM = PESO DELA EM MB (Quanto mais pesada mais lento é o carregamento)

O ideal é que nunca ultrapasse 300kb de peso no arquivo.

Para postagens: imagens de 800px a 1000px horizontais com 300dpi se adéquam a qualquer tela sem ficar granuladas (efeito do esticamento de uma imagem pequena).

Se ainda ficar muito pesada você pode diminuir ainda mais o dpi na imagem na hora de salvar, mas tenha em mente que isso também diminui a qualidade, em imagens com poucas cores as vezes a perda de qualidade é imperceptível.

CURTA A PÁGINA NO FACE E NÃO PERCA AS DICAS DO SITE - CLIQUE AQUI

3.1 –  Adequando miniaturas ”tumbnails” ao seu tema.

O WordPress gera miniaturas automaticamente quando criamos um novo artigo, só que quando trocamos de tema muitas vezes a miniatura não se encaixa no novo tema.

Existem dois plugins gratuitos que resolvem isso automaticamente.

  • Regenerate Thumbnails – (Recomendo) Plugin simples que cumpre bem sua função.
  • Force Regenerate Thumbnails – Como o próprio nome diz esse é BRUTO, use com cautela, uma vez ele me resolveu um problema que tive com um tema e outra vez ele me ferrou fazendo ter que re-umpar novamente todas as imagens do site, mais se o primeiro não funcionar talvez o segundo ajude.

4 – Plugins para Imagens

Alem dos dois plugins para lidar com miniaturas que citei acima, existem alguns plugins que facilitam muito a vida de quem trabalha com WordPress.

4.1 – Plugins para otimização e compressão de fotos e imagens no WordPress

  • WP Smush, O famosinho e Ordinário – Quase toda vez que alguém fala de plugin de imagens, falam deste, testei ele e realmente deve ser ótimo na versão paga, porque na versão gratuita alem de ser super limitado, ainda não consegue a taxa de compressão do próximo que vou citar.
  • EWWW Image Optmizer, Uso e recomendo – Faz um excelente trabalho mesmo na versão gratuita, converte até 500 imagens por dia. Funciona silenciosamente enquanto você trabalhar, você instala, configura e esquece dele.

4.2 – Plugins para SEO de fotos e imagens no WordPress

Caso você não queira ficar nomeando imagens e colocando texto alt em todas as fotos, existe um plugin que faz essa tarefa de forma mais genérica.

SEO Friendly Images, você consegue definir o que quer colocar nas imagens nas configurações.

Exemplo: Sempre colocar o titulo e alt de uma imagem igual ao titulo do post, e por assim vai.


5 – Super dicas para você acertar na criação de imagens para marketing digital e SEO.

Aqui vai um compilado de dicas fruto da minha vivencia como designer gráfico e que aprendi na minha caminhada no marketing digital.

  • Não tenha receio de estampar sua LOGO – Sua logo é sua marca, sempre a coloque em todo material relacionado ao seu negocio, assim você cria um padrão e toda vez que alguém ve-la, vai lembrar do seu negocio, deixar ela sempre no canto das imagens funciona bem, isso também dificulta que outra pessoa use a imagem do seu blog sem referenciar a fonte.
  • Coloque títulos na imagens que vão servir de capa ou miniaturas para os seus artigos– Não é regra, mais colocar títulos nas imagens ajuda o usuário a entender a mensagem mais facil, muitas vezes ele pode estar fazendo uma pesquisa por imagem no google, ver o título da imagem e abrir a pagina para ver o artigo.
  • Use algum plugin de cache – Imagens em cache carregam sempre mais rápido, o cache nginx do servidor VPS é o melhor, já fiz um artigo sobre, link abaixo:

LEIA TAMBÉM: APRENDA A INSTALAR O WORDPRESS EM UMA HOSPEDAGEM VPS

  • Use o titulo e alt da imagem para SEO – SIM VOCÊ JÁ ESTA CARECA DE SABER QUE TEM QUE FAZER ISSO, mais uma dica que pouca gente da é variar entre os dois com sinônimos, exemplo: Se o título da imagem é ”obter moedas” o alt pode ser ”conseguir moedas”. Aumentando a quantidade de serps que a imagem pode aparecer.
  • O vermelho chama mais atenção – O que a Coca-cola, McDonald e tantas outras marcas famosas tem em comum? Pois é, a cor chama atenção de longe, e funciona muito bem para atrair o publico, apenas use com moderação.
  • Menos bagunça, mais objetividade – Tente colocar o foco na mensagem que quer passar com a imagem, menos é mais.

PESSOAL ISSO É UM TUTORIAL PARA LEIGOS NO ASSUNTO, TENTEI EXPLICAR DA FORMA MAIS SIMPLES DE ENTENDER, TALVEZ VOCÊ ”EXPERT” FAÇA ALGO (OU TUDO) DE OUTRA FORMA, MAS ESSA É A FORMA QUE EU CONHEÇO E FAÇO NORMALMENTE. ESPERO TER AJUDADO.

Curta nossa pagina do Face >>> https://www.facebook.com/Empreendadigitalmente/

Como FAZER e OTIMIZAR as imagens no WordPress
4.7 (94.74%) 213 votos

Tags: | | | | | | | |

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *