free web hit counter

Como Declarar Imposto De Renda Como PJ

Você sabe como declarar imposto de renda como PJ? Nem todo mundo tem esse conhecimento de como fazer a declaração como pessoa jurídica.

Fato é muitas pessoas entram em pânico quando o assunto é imposto de renda. No entanto, a experiência com a declaração não precisa ser traumática.

Se você tiver uma boa organização das finanças e seus processos forem tão bem organizados quanto, então, de maneira fácil você conseguirá fazer tudo com tranquilidade.

Se possui dúvidas quanto a isso, continue lendo o artigo para entender melhor sobre esse processo.

Como Declarar Imposto De Renda Como PJ?

Declarar Imposto De Renda Como PJ

Saber como declarar imposto de renda como PJ é fundamental para qualquer empresa existente pois é algo obrigatório.

A declaração do IR é uma das responsabilidades principais de um contador. De fato, o sistema de tributos é um tanto complicado e muitos empreendedores acabam evitando encarar o assunto passando assim, todo o trabalho para o contador.

Assim como a declaração de imposto de renda de pessoa física, as empresas também tem um tempo determinado para executarem esse serviço.

A declaração feita anualmente à Receita Federal sobre os rendimentos e despesas, devem serem feitos por meio online.

A própria Receita Federal criou um programa para auxiliar empresas e pessoas físicas a declararem seus impostos.

O ideal é que ela seja feita por um contador pois estes, saberão todo o processo de declaração de maneira correta e de forma especializada, minimizando assim, as ocorrências de erros na passagem de informações.

Quem deve declarar imposto de renda?

Todas as empresas que contenham um CNPJ ativo, devem fazer a declaração de imposto de renda.

As únicas exceções são para os MEI, pois estes se incluem no setor Simples Nacional e possuem um modelo de declaração mais simples.

Sendo assim, todas as empresas que fazem pagamentos a outras empresas e contenham tributos como CSLL e Cofins devem declarar, assim como também aquelas que possuem o imposto de renda na fonte.

Os empresários e as empresas que fazem transações com contas no exterior também estão sujeitas a declaração, e PF que pagaram seus rendimentos no ano posterior.

Se você sabe que não pagou o suficiente, ou não pagou na fonte, deve gerar um boleto de imposto de renda que é a guia de pagamento.

A taxa que será utilizada na base de cálculo da guia, a alíquota, irá variar de acordo com o enquadramento da empresa, as faturas obtidas e outras condições.

São elas:

Lucro real: O imposto sobre o rendimento incide sobre os lucros reais obtidos pela empresa durante o período fiscal. As empresas abrangidas por essa modalidade pagam 15% do lucro, e se o lucro total ultrapassar 20.000 reais por mês, são adicionados mais 10%;

Lucro presumido: Os lucros estimados das empresas classificadas neste modelo são baseados no faturamento e no setor. A alíquota do IRPJ é de 15%, sendo adicionados 10% quando o lucro mensal for superior a 60 mil reais;

Lucro arbitrado: Quando há suspeita de fraude, esse método costuma ser adotado por iniciativa da Receita Federal. A taxa de juros é igual ao lucro presumido;

Simples Nacional/MEI: Essas empresas não estão devendo na declaração do IRPJ por terem recolhido os tributos por meio do DAS (Documento de Arrecadação Simples).

Como Declarar Imposto De Renda Como PJ?

Se você não se sente no seguro no processo de declaração e ainda não sabe como declarar imposto de renda como PJ, você então, pode contar com os serviços da Fica Tranquilo. 

Isso porque a empresa é um escritório de contabilidade 100% online. Isso mesmo!

A Fica Tranquilo oferece todos os serviços contábeis de forma simples e eficiente.

Sendo assim, não fazem apenas a declaração do seu imposto de renda PJ mas também inúmeros outros serviços como emissão de notas, abertura de empresas e toda e qualquer outra burocracia que envolve contabilidade.

A empresa faz todo o processo para que você se mantenha tranquilo e foque no que realmente importa.

A Fica Tranquilo é uma contabilidade online que  tem 15 anos de experiência no mercado e se modernizou para acompanhar o crescimento do mesmo e desenvolver formas melhores de atendimento de qualidade ao público de maneira direta e eficiente sem que se tenha todo um processo burocrático por trás.

Sendo assim, a empresa facilita a vida do empreendedor de maneira organizada e prestativa.

Conclusão

Por fim, vimos então como declarar imposto de renda como PJ.

A declaração de imposto de renda precisa de atenção, sendo assim, a melhor maneira para que não aconteça nenhum erro, é deixar que um profissional com conhecimento e técnica o suficiente faça esse serviço pela sua empresa.

Afinal, qualquer erro cometido ao longo do processo, pode vir a prejudicar o seu negócio.

E aí, alguma vez na vida você já fez declaração de IR? Nos conte aqui nos comentários. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo, deixe-a também nos comentários para que possamos respondê-la.

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *