free web hit counter

Como criar um Blog e por que isso é tão importante?

Você sabe que criar um blog é importante, mas não sabe como fazer isso? Calma, você não está sozinho. Apesar de haver muito conteúdo incentivando o uso desta estratégia, poucos são os que explicam como utilizá-lo e, principalmente, como criar um blog do zero, sem ser profissional. Mas, neste artigo, nós te daremos estas respostas.

Como criar um Blog e por que isso é tão importante

A internet e a tecnologia já são uma realidade, se fazendo presente em todos os cantos do mundo. Trata-se de uma evolução natural que busca suprir as necessidades humanas por comunicação, rapidez, qualidade e flexibilidade. Aliás, você consegue se imaginar, hoje, sem nenhum acesso à internet por um dia inteiro? E por uma semana? Difícil, não é mesmo? Isso sem mencionar as diversas pessoas que têm utilizado a internet como instrumento de trabalho, muitas vezes se tornando sua única fonte de renda.

O marketing digital é muito amplo e atende a todos os perfis, gostos e bolsos. Ainda que haja investimentos mais caros ou mais baratos, o blog é reconhecido por ser uma estratégia de amplo alcance e baixo custo. Saiba mais sobre ele.

Por que ter um blog?

O blog é uma excelente forma de conversar diretamente com o seu cliente, de forma pessoal e objetiva. Com ele as barreiras físicas são anuladas, já que é possível estabelecer um relacionamento próspero com pessoas em todo o mundo. Ainda que o blog seja uma ferramenta de conteúdo dirigido a um público amplo, é importante que a comunicação ainda seja feita de um para um e que, ao final da leitura, o usuário tenha a sensação de “isto foi escrito para mim”.

Você vai gostar:   8 Fomas de ganhar dinheiro com WhatsApp → Metodos Comprovados

Portanto, ter um blog é uma das melhoras ferramentas de negócios na qual uma empresa pode apostar atualmente, auxiliando na busca por um quesito muito importante a qualquer organização: a eficácia. Afinal, com ele é possível vender mais, investindo menos.

Como criar um blog profissional?

Existem diversas plataformas disponíveis para a criação de um blog, basta escolher aquela que melhor atende as necessidades da sua marca. Vale a pena ressaltar que, por ser um blog com finalidade profissional, alguns critérios e detalhes precisam ser respeitados, garantindo o profissionalismo e sucesso da estratégia. Além disso, o processo de desenvolvimento é simples, tornando opcional contratar ou não uma agência de marketing para isso. Vamos à prática?!

1 – Hospedagem

Ao criar um site ou blog, uma das primeiras preocupações deve ser a hospedagem. Existem diversas opções gratuitas, entretanto, para fins profissionais, elas não são as mais recomendadas, já que geralmente possuem uma url pouco convidativa. Deste modo, vale a pena desembolsar um valor a mais e pagar por uma, contando com toda a assistência e suporte para quando precisar. Isso dá um tom muito mais profissional ao seu negócio, principalmente quando você precisar divulgar o seu site no cartão de visitas, nas redes sociais ou diretamente para seus clientes.

2 – Escolha um construtor de sites

Escolher um bom construtor de sites é fundamental e será a base para todo o processo seguinte. Se pudéssemos te indicar um, este seria o WordPress. Além de ser bastante intuitivo, facilitando o uso tanto para leigos, quanto para profissionais, o desenvolvimento de sites wordpress ainda conta com diversos plug-ins e ferramentas que facilitam a construção do site e o uso do SEO, sem que seja necessário um profundo conhecimento em html.

Você vai gostar:   Como ser um redator web de sucesso em 5 passos

3 – Defina o layout

Assim como outros construtores de sites, o WordPress dispõe de vários modelos de layout, que podem ser customizados. Algo que não deve ser esquecido nesta etapa é a importância de que o layout esteja de acordo com a identidade de marca definida (fontes, paleta de cores, logo, etc.), mantendo um padrão e facilitando a identificação pelos usuários, sem grandes contrastes.

Invista em um layout que se adeque aos diferentes dispositivos e tamanhos de tela, também chamado de layout responsivo. Hoje, a maioria dos acessos à internet é feito através de dispositivos móveis, portanto, certifique-se de que o site é leve o suficiente para oferecer um bom carregamento a estes usuários.

Lembre-se que tudo deve ser simples e intuitivo, facilitando a navegação e guiando o usuário pela jornada de compras esperada.

4 – Crie conteúdo

Tendo o site pronto e funcionando, é hora de alimentá-lo com conteúdo relevante ao seu público. Lembre-se que todo conteúdo deve ter um objetivo, como gerar engajamento, compartilhamentos, inscrições ou vendas, e isso precisa estar claro no momento da criação do conteúdo.

O blog é uma excelente estratégia de atração. Isso significa que não é correr atrás de clientes, mas sim, atrai-los com conteúdo de qualidade, sendo encontrado por eles no momento em que eles mais precisam. Quando isso acontecer, esteja pronto para sanar suas dúvidas, criando e estreitando o relacionamento com o mesmo.

5 – Explore outras alternativas

O blog possibilita uma série de outras estratégias a serem exploradas, e isso não deve ser menosprezado. Uma vez conquistada a atenção da audiência, a empresa deve se engajar em não a perder. Uma das formas mais eficazes e utilizadas para isso é o famoso e-mail marketing. Quando bem explorado, esta pode ser uma forma de identificar, em meio à multidão, quem são os seus clientes em potencial. Se alguém entrou, postou uma dúvida no artigo sobre “divórcio litigioso”, por exemplo, por que não enviar e-mails periodicamente sobre o tema, guiando-o pela jornada do cliente?

Você vai gostar:   Ser Empreendedor Digital! Vale a pena?

Produza conteúdo com frequência e regularidade, de modo que as pessoas saibam quando esperar por algo novo. Utilize quantos recursos forem possíveis, analisando as métricas e aprimorando aquelas que apresentarem melhor desempenho.

Conclusão

É cada vez mais comum encontrar depoimento de pessoas que conseguiram uma verdadeira revolução nos seus negócios, graças ao digital. Trata-se de uma estratégia, simples, barata e de grande alcance, permitindo um contato próximo e eficiente com o fator mais importante de qualquer negócio: o cliente.

Para que isso aconteça, planejamento e um conhecimento aprofundado do seu próprio negócio é importante. Afinal, como solucionar um problema que você não conhece?! Entenda as dores do seu cliente, saiba quais são seus sonhos, medos e dificuldades. Esta é a chave para o sucesso de toda a sua estratégia.

Como criar um Blog e por que isso é tão importante?
4.9 (97.33%) 15 voto[s]

Tags: | | |

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *