free web hit counter

O Instagram tem sido usado por seus fãs para postar selfies, gatinhos e comida por quase dez anos. Mas, a verdade é que a plataforma se transformou e tem tido um uso bastante comercial por empresas.

O Instagram se desenvolveu como uma plataforma valiosa de mídia social para marketing:

  • A comunidade cresceu para mais de 5 bilhões de usuários.
  • 17% das empresas Brasileiras usam para promover suas marcas.
  • Cerca de 60% dos Instagrammers aprenderam sobre uma marca na plataforma.

Não é de se admirar que o Instagram seja tão popular entre os profissionais de marketing que desejam promover suas marcas.

No entanto, se você tiver contas de negócios no Instagram, poderá enfrentar problemas. Postar regularmente não significa nada se ninguém realmente estiver vendo. É preciso muito mais, desde aprender sobre os posts que geram engajamento Instagram até estratégias avançadas de Mídias Sociais.

Isso é uma loucura: os usuários perdem 70% das postagens em seus feeds do Instagram.

Mas em 2020, o quadro real é diferente. O Instagram tornou-se uma verdadeira mina de ouro para as empresas, independentemente de quão grandes ou pequenas sejam, o que fazem. As empresas estão usando esta plataforma de comunicação poderosa para a construção de comunidades, para entregar suas mensagens para vendas sociais e muito mais.

O Instagram está em alta agora, tanto entre empresas quanto entre consumidores.

métodos para aumentar o envolvimento no Instagram

Se você quiser aumentar sua visibilidade, pense em criar conteúdo envolvente. Quando o público gosta, comenta, vê, compartilha e salva a postagem, ela sobe no feed do Instagram e o algoritmo a mostra para mais pessoas. Não há necessidade de fazer cálculos matemáticos malucos para entender: alcançar mais pessoas é benéfico para a promoção da sua marca.

Quando você promove sua postagem no Instagram, seu alcance será limitado ao Instagram. Todos os comentários e curtidas sobre a postagem permanecerão nela. Então, se você quiser impulsionar a postagem no Instagram, pode fazer isso facilmente, mesmo sem usar qualquer hashtag. O aumento do número de curtidas e comentários é uma ótima maneira de ganhar mais seguidores para suas postagens.

Assim, gerar engajamento no Instagram é uma obrigação e você não precisa de uma empresa de marketing digital para conseguir isso. Aqui estão 7 maneiras comprovadas de como fazer isso:

  1. Atenha-se a uma estratégia de conteúdo

Se você deseja promover uma marca no Instagram e aumentar seu reconhecimento, prepare-se para postar regularmente. Embora os profissionais de marketing discutam sobre a frequência de postagem, é recomendável postar pelo menos uma vez por dia. Portanto, você precisa ter algo a dizer.

Como é difícil ter ideias bizarras todos os dias, você precisa ter uma estratégia de conteúdo, pois é a sua base que ajuda a se manter proativo diariamente.

Porque se importar? Seguir uma estratégia de conteúdo ajuda a:

  • criar melhor conteúdo;
  • economizar tempo;
  • planejar com antecedência;
  • construa seu calendário ideal.

Embora ter uma estratégia de conteúdo seja crucial, você precisa ser flexível e reagir às últimas notícias quando necessário.

Você terá mais chances de envolver os seguidores se postar conteúdo relevante diariamente. Se você deseja criar uma estratégia de conteúdo em que todos ganham, pense no que seu público deseja ver.

A popularidade crescente do Instagram vem do fato de que ele oferece a você uma grande quantidade de liberdade criativa. Você só precisa definir seus objetivos de marketing e elaborar sua estratégia de marketing do Instagram em torno desses objetivos.

Os especialistas recomendam vasculhar o conteúdo do Instagram para encontrar algumas ideias inspiradoras que podem ser incorporadas à sua estratégia de negócios após alguns polimentos e ajustes.

A melhor maneira de fazer isso é seguir algumas das marcas que definem tendências. Não é má ideia seguir alguns de seus concorrentes também. Experimente a plataforma Instagram não como um empresário, mas como um usuário regular. Isso o ajudará a entender como os consumidores e as empresas se comunicam nesta plataforma.

Siga alguns concorrentes também. Experimentar a plataforma como um usuário é a melhor maneira de entender como as empresas e os consumidores interagem entre si.

  1. Experimente o UGC

O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma nova ferramenta poderosa para profissionais de marketing. Isso lhes permite economizar tempo e esforço e chamar a atenção dos clientes. Na verdade, é considerado 76% mais confiável do que a publicidade de marca, o que significa atrair novos clientes em potencial.

O que torna o UGC único é que ele se concentra fortemente em elementos como a confiança do consumidor e a construção de relacionamento. Uma grande porcentagem de pessoas provavelmente se envolverá com um anúncio com conteúdo gerado pelo usuário. É mais provável que confiem em tal conteúdo do que nas informações fornecidas pelo fabricante da marca de seu site oficial.

A revisão por pares ou uma conta entregue através do boca a boca tem mais valor para o consumidor do que o conteúdo criado pela organização. Eles adoram o que pessoas como elas têm a dizer e com certeza confiariam nessas mensagens do que nas veiculadas por métodos tradicionais de marketing.

Os clientes desejam autenticidade, por isso adoram criar UGC.

Hoje, mais de 80% das empresas usam estratégias de conteúdo gerado pelo usuário para aumentar o engajamento no Instagram. A geração de hoje confia mais na publicidade gerada pelo usuário do que nas mensagens transmitidas por meio de publicidade convencional. Também existe uma vantagem financeira. Esse tipo de publicidade pode receber um número significativamente maior de taxas de cliques do que outros tipos de processos de marketing online, dizem os especialistas.

Se você quiser incentivar o UGC, dê crédito às pessoas cujas fotos você está usando, marcando-as. Isso permite que eles satisfaçam seu ego e aumenta o engajamento, pois é mais provável que eles compartilhem essa menção em suas redes sociais para direcionar tráfego extra para sua conta.

Monitore o Instagram para não perder o conteúdo UGC:

  • Rastreie a hashtag de sua marca.
  • Veja se você ocultou mensagens diretas.
  • Verifique as fotos em que você foi marcado.

Se você adora ferramentas de marketing úteis, pode usar o Mention para ver todos os lugares sobre os quais foi falado.

Mesmo que você não planeje postar UGC que você encontrou, coloque curtidas e comentários para encorajar a pessoa a criar mais no futuro. As pessoas anseiam por atenção.

  1. Não seja ganancioso por Likes

Não é segredo: os Instagrammers são obcecados por curtidas e comentários nas redes sociais.

Depois de compartilhar uma nova postagem, eles começam a esperar por curtidas e comentários. Está cientificamente comprovado que ‘curtir’ nas redes sociais ativam receptores positivos em nossos cérebros, o que significa construir a lealdade dos clientes.

Se você deseja direcionar o tráfego para sua conta, preste atenção em seus seguidores primeiro!

  • Curtir fotos
  • Comentário em postagens
  • Votar em enquetes
  • Assistir Stories
  • Marque as pessoas
  • Compartilhe suas fotos com crédito

Se você postar regularmente, isso é ótimo. Se você permanecer ativo e interagir com os seguidores, é ainda melhor. As pessoas querem ser ouvidas e o seu ‘like’ atrairá a atenção delas.

  1. Use os Stories do Instagram regularmente

O conteúdo de curta duração é popular entre os Instagrammers, pois permite aos usuários compartilhar fotos / vídeos sem importância sem obstruir seu perfil.

O Storie do Instagram é um recurso de sucesso. Cada vez mais pessoas começam a postar e assistir a Stories, e as marcas podem aumentar o engajamento com a ajuda desse recurso.

Por que é importante compartilhar Stories?

  • Isso cria um senso de urgência.
  • Dá melhor visibilidade no Instagram Story Feed.
  • Isso ajuda a direcionar o tráfego para o seu site (se o perfil da sua empresa tiver mais de 10 mil seguidores).
  • Isso torna seu perfil mais pessoal.
  • Isso mantém seu feed de notícias relevante.

Então, você usa Stories do Instagram como parte de sua estratégia? Do contrário, você está ficando para trás de seus concorrentes e nada mata o engajamento como aquele.

Uma forma eficaz de aumentar a credibilidade da marca é  comprar seguidores reais no Instagram. Pode ajudá-lo a obter mais curtidas reais e também economizar tempo, pois os seguidores são adicionados instantaneamente à sua conta.

  1. Saiba quando seu público está ativo no Instagram

O negócio é o seguinte: quanto mais pessoas veem sua postagem, maior pode ser sua taxa de engajamento.

Deixe-me adivinhar: você não quer que sua postagem fique enterrada no feed de notícias, certo?

Portanto, você precisa postar quando seu público estiver ativo.

É crucial que você acerte o tempo. No entanto, é uma pergunta mais difícil do que você provavelmente pensa, porque o algoritmo do Instagram está ficando cada vez mais complexo e difícil de decifrar para a maioria dos profissionais de marketing.

Para fornecer a seus seguidores uma ótima experiência e garantir que seu conteúdo seja apresentado nos feeds do usuário, essas dicas e truques podem ajudar. Isso pode tornar mais fácil para você descobrir os melhores horários para postar no Instagram. Você também pode se beneficiar com algumas dessas táticas de aumento de engajamento.

  • É melhor postar durante a semana do que nos finais de semana.
  • A pesquisa mostra que a taxa de engajamento às quintas-feiras é excepcionalmente alta
  • Domingos são os piores lugares para postar conteúdo no Instagram

Embora existam ideias sobre como determinar os melhores dias para publicar, você precisa pensar sobre SEU público. Felizmente, o Instagram lançou sua análise interna e você pode obter os dados com apenas alguns cliques.

A coisa mais importante a perceber é que a hora certa para outra pessoa não precisa ser a hora certa para você. É necessária alguma dose de discrição.

Quanto mais seguidores veem sua postagem, mais chances você tem de que eles interajam com ela. Assim, toda vez que você estiver prestes a clicar no botão ‘compartilhar’, pense se é o melhor momento para postar.

  1. Acompanhe as tendências

Para se envolver com os seguidores, você precisa conhecer as tendências atuais, pois elas oferecem novas maneiras de chamar a atenção do seu público.

O que está por vir para o marketing do Instagram em 2021?

  • Stories do Instagram: o conteúdo efêmero está florescendo porque fornece a melhor taxa de engajamento. Por ser um conteúdo de curta duração, as pessoas se apressam em assisti-lo, pois não querem perder algo importante.
  • Conteúdo de vídeo: 80% do tráfego global da Internet será atribuído ao conteúdo de vídeo até 2022.
  • Enquetes: fazer uma enquete é uma forma de interagir com os seguidores e obter seus comentários, então tenha isso em mente ao administrar contas de negócios no Instagram.

Perseguir as tendências da mídia social é uma ótima maneira de ficar um passo à frente de seus concorrentes e obter a confiança dos seguidores.

  1. Colabore com os influenciadores

A propaganda boca a boca é mais influente do que o conteúdo da marca, pois 77% das pessoas confiam nas avaliações de amigos / familiares. Os influenciadores têm o poder de afetar as decisões de compra de seus seguidores, portanto, ao colaborar com eles, você pode entrar em uma comunidade já estabelecida e divulgar seu nome.

Os profissionais de marketing percebem o poder do marketing influenciador, portanto, o nicho está se tornando competitivo. O número de postagens de influenciadores patrocinados por marcas está crescendo e estima-se que chegue a 32,3 milhões até 2021. Portanto, você precisa chamar a atenção dos formadores de opinião.

Você quer saber como estabelecer conexões de longo prazo com influenciadores? Pense neles primeiro!

  • Comunique-se com eles: a maioria dos formadores de opinião inclui uma pergunta de apelo à ação (CTA) no final de suas postagens para aumentar o engajamento. Curta e comente para iniciar uma conversa.
  • Observe seus Stories: se você postou um Storie, pelo menos uma, você sabe que pode ver as pessoas que a viram. Ao assistir os Stories do influenciador regularmente, você atrai a atenção dele.
  • Ative as notificações de postagem: administrando uma conta comercial, é mais provável que você siga um grande número de pessoas. Para não perder seus usuários favoritos do Instagram, também conhecidos como influenciadores em potencial para colaborar, seja notificado quando eles compartilharem postagens.

Espere até que os influenciadores tenham prestado atenção à sua marca para oferecer-lhes uma colaboração.

Dependendo de um formador de opinião, você pode enviar um brinde da marca ou pagar pelo post. No entanto, peça a um influenciador para marcá-lo na postagem e na foto para que os seguidores visitem sua página com facilidade.

O alcance do influenciador é uma ferramenta de marketing poderosa para aumentar o engajamento.

Conclusão

A taxa de engajamento está diminuindo no Instagram, o que significa colocar muito mais esforço para administrar sua conta comercial.

2021 será um grande ano para os Instagrammers. Stories envolventes serão a chave para ganhar mais seguidores e permanecer na memória. O envolvimento no Instagram pode ser melhorado postando Stories na página Explorar. Dessa forma, mesmo quem não está te seguindo no Instagram ainda pode te encontrar e assistir suas atividades.

Sejamos verdadeiros: não existe um método único para aumentar o engajamento no Instagram, mas você deve experimentar para descobrir o que funciona bem para o seu público.

Então, qual é a melhor maneira de aumentar o engajamento no seu Instagram?

Aproveitando, você já conhece as plataformas Populei e Perforgram?

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *